A televisão tem um problema muito sério com o tempo: são 24 horas por dia e nada pode ser feito sobre isso, nem se você for da Globo – assim, ela precisa escolher o que coloca e o que não coloca no ar, e ainda tem que sobrar tempo para faturar com os comerciais. Por outro lado, a internet é uma farra: só o que você precisa é de espaço para armazenar dados, uma página principal cheia de links e pronto, pode exibir as matérias que quiser! E, como todo bom super-poder, é claro que os portais fodem tudo, e hoje listamos oito assuntos para os quais eles deram atenção demais em 2012.
Para esta postagem, recorremos aos serviços dos IBPC, o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Chutes para medirmos o quanto um assunto foi exposto na internet; assim, acessamos os portais de maior visitação (Uol, Globo.com, R7, Ig e Terra) e buscamos pelas notícias e matérias com palavras-chaves; os resultados não são dos mais precisos, mas dá para ter uma idéia geral do quanto a imprensa perdeu tempo com eles.
#8 A couve-flor de Geisy Arruda
Dados do IBPC: perto de 60 matérias falando da cirurgia.
A imprensa gosta tanto assim? Geisy Arruda e a imprensa fútil tem uma história de amor como poucas: ela apareceu por causa de uma babaquice estudantil e a imprensa fabricou uma Cinderella, com direito a plástica, lipo e corte novo com Julinho. Então ela opera a xana e a mídia pensa “ei, nós pegamos essa menina no colo! Temos o direito de contar isso para todo mundo”.
Comparar ou não com um hortifruti é o de menos quando a imprensa julgou que era mesmo apropriado falar assim da periquita de alguém – e depois do escândalo da declaração, ainda sobrou espaço para matérias sobre quem também já fez o procedimento – o telefone da Ângela Bismarchi já estava do lado – e sobre a triste condição de Geisy, que tem que esperar a demão nova de tinta secar para agitar a borboleta novamente.
O que podemos esperar para esse ano: Junior Lima se diz aliviado após cirurgia: “ser adulto e ter fimose era vergonha em casa”.
#7 Panicats
Dados do IBPC: vocês vão achar que é brincadeira – mais ou menos 600 matérias envolvendo as moças.
A imprensa gosta tanto assim? As Panicats não tem nada de diferente de qualquer mulher que pode pagar um silicone para ficar bonita, nem o Pânicoé assim um estrondo de audiência. A única razão que me vem à cabeça para explicar porque a mídia gosta tanto delas é o sentimento de classe: uma Panicat dispensa apresentações – é uma gostosa profissional que ou está dando barraco, ou pegando alguém famoso ou ficando pelada.
Se você trabalhasse para um portal, também iria adorar as Panicats. Uma delas pisa num cocô caminhando na praia, você consegue uma foto dela com carinha de nossa-que-cocô-fedido e voilá“Panicat pisa em cocô na praia”. Não precisa nem saber o nome da distinta: “Panicat” vende a matéria sozinha.
A maneira como elas aparecem o tempo todo na mídia me faz pensar que, no fundo, é uma franquia de garotas, uma Panicats S.A., porque elas estão em todos os lugares ao mesmo tempo: “Panicat acompanha jogo do Timão de calça justa”, “Panicat perde vôo e fica no aeroporto”, “Panicat xinga Panicat no twitter por causa de ex-affair de Panicat”… E quando nenhuma Panicat estiver rendendo notícia, é só substituir o título por “Ring Girl” ou “Musa do Esporte X” que tá resolvido.
O que podemos esperar para esse ano: Panicat detona Panicat em rede social por causa de terreno que ex-Panicat teria vendido a ex-Paquita hoje Panicat.
#6 Merdas do Latino
Dados do IBPC: arredondando para baixo, umas 400 matérias.
A imprensa gosta tanto assim? Sabem quando um prefeito anuncia “Essa obra vai gerar 200 empregos diretos e mais 100 empregos indiretos?”. Pois o Latino é isso: um cara que se se arranjou um emprego e, de quebra, arrumou trabalho para mais umas cinqüenta pessoas.
A imprensa parte do pressuposto de que todo mundo acha o Latino um cretino sem-vergonha que só produz lixo, mas que exerce na gente aquele fascínio pervertido que só a porcaria consegue. Nenhuma notícia sobre ele esse ano foi positiva: ou ele estava sendo massacrado pela crítica, ou o youtube cansou de ter seus ouvidos sangrando e fechou a conta dele, ou alguma ex dele estava metidaem encrenca. Todanotícia sobre o Latino é uma condenação, mas daquelas que o pai diz “esse meu menino... que figura!”.
Mas, como dissemos antes: além de sustentar vários setores dos portais, Latino ainda chama atenção para namoradas, ex-namoradas, latinetes, ex-latinetes e, claro, “Panicat discute com Latinete em rede social”.
O que podemos esperar para esse ano: Criticado, Latino se defende da acusação de zoofilia: “Enfiei o pau na gata-ta-ta é uma música inocente”.
#5 (suposto) estupro no BBB
Dados do IBPC: mais ou menos 300 matérias relacionadas ao assunto.
A imprensa gosta tanto assim? O BBB é uma mina de ouro: repentinamente, 14 tontos são lançados ao estrelato e milhares de pessoas querem saber tudo sobre eles. Bem podiam fazer um BBB só com autores brasileiros renomados – a leitura no país explodiria e a Clarice Lispector daria uma boa Playboy.
A laranja da história do estupro está sendo espremida até agora: primeiro, veio a acusação; depois, a polícia entrou no meio e a Globo fez a maior cara de cu para fingir que não tinha nada acontecendo. A mocinha confirmou que não foi nada e aí todo mundo decidiu ouvir o tal Daniel, que volta e meia aparece para falar quem é o processado da semana – esse é o resumo da história do suposto estupro no BBB. Aquela que aconteceu em janeiro.
Já é difícil aturar todas as asneiras jornalísticas sobre o BBB enquanto ele está passando. Gente que gosta de falar de BBB depois do fim é o mesmo tipo que gosta de olhar para o cocô antes de dar a descarga. Não tem que ficar pensando nele; é só esperar o próximo.
O que podemos esperar esse ano: Fora da casa, ex-BBB Aninha que vai processar brother Raphael por comparar sua genitália a um hot dog.
#4 o cabelo de Neymar
Dados do IBPC: um pouquinho mais de 260 matérias, incluindo aquelas que começavam com “Neymar de algum país”.
A imprensa gosta tanto assim? Neymar ganha um pouquinho mais de um milhão de reais por mês, então tenha certeza de que tem muita gente ganhando bem mais nas costas dele. Ídolo da molecada, ele continuou o centro das atenções, mesmo depois de pendurar as chuteiras no final de 2011 e se dedicar integralmente a sua carreira de Beckham santista.
Quando um jogador de futebol vira notícia por causa do cabelo, pode saber que ele é um perna de pau. A questão de Neymar é que ele está muito longe de ser um pereba e, na verdade mesmo, é a grande esperança de que o Brasil não dê mais vexame em 2014 do que já vai dar com seus estádios com goteiras.
Para cada manchete “Neymar muda visual”, aparecia outra com “Messi marca mais dois”, e enquanto o argentino, com o mesmo cabelo de sempre, virou o maior goleador numa mesma temporada na história, Neymar deve ter conseguido, se muito, um cartão fidelidade do Jassa.
O que podemos esperar para esse ano: com corte de cabelo “Chimbinha invertido”, Neymar assiste dentro de campo a derrota da seleção para Ilhas Moluca.
#3 A chifrada de Kristen Stewart
Dados do IBPC: essa rendeu; quase 700 matérias sobre o assunto.
A imprensa gosta tanto assim? Casal internacional famoso com fãs adolescentes passa por crise por causa de traição. Eu seria capaz de soltar um rojão de doze tiros na redação para comemorar uma pauta dessas.
Foi um dos melhores circos já armados nos últimos anos: o corno ficou sabendo pela imprensa, a mocinha e ele se separaram, todo mundo chorou na frente das câmeras e depois reataram, para o alívio de milhões de garotinhas Capricho. Só não foi melhor porque não aconteceu com celebridades nacionais, e aí as notícias eram todas de segunda mão, mas deu para curtir, com direito a detalhes de Bella dizendo que traiu mas não teve fuck-fuck, e menininhas fãs de Crepúsculos sendo entrevistas sobre como reagiriam, como se elas soubessem alguma coisa da vida que não seja apertar “enviar” no iPhone.
Capitalizaram tanto com essa história que não sei como não colaram um adesivo no DVD de Branca de Neve e o Caçador: “O filme que fez Bella chifrar Edward”.
O que podemos esperar para esse ano: Após inicio das filmagens de Branca de Neve e o Caçador 2, Robbert Pattinson machuca cabeça ao atravessar porta de restaurante.
#2 Luiza que está no Canadá
Dados do IBPC: perto de 250 matérias
A imprensa gosta tanto assim? Era começo de janeiro e não havia nenhuma preocupação com nada no Brasil; caçando assunto, alguém descobriu uma piada no twitter e, como Julio César, pensou “A sorte está lançada”. Uma semana depois estavam transmitindo Luiza chegando ao vivo no aeroporto.
A história de Luiza no Canadá mostrou o poder da mídia em fabricar ídolos instantâneos e sua incrível falta de vergonha em fazer isso na maior cara lavada. Quando a imprensa encorpou o mito Luiza, não tinha a menor noção do que fazer com ele, e o que se viu no Brasil foi uma moça jeitosinha que não tinha rigorosamente nada para falar sobre assunto nenhum que não fosse a surpresa em ter ficado famosa. Luiza está no Canadá, Luiza estava no Canadá, Luiza está no Brasil. Olha, um cara do BBB estuprou uma moça! Corre pessoal!!!
Para a Luiza, não foi mau negócio: o intercambio já estava mesmo acabando, ela faturou um tutu com propagandas e ainda aparece na mídia de vez em quando, em matérias sobre “atacar de DJ”, porque todos nós sabemos da aventura alucinante que é alguém dar play numa música.
O que podemos esperar para esse ano: Luiza volta para o Canadá; saiba como fazer intercâmbio.
#1 A grávida de Taubaté
Dados do IBPC: mais de 150 matérias, no caso mais irônico de barriga jornalística do planeta.
A imprensa gosta tanto assim? Conhecem aquela história de “dez homens para cavar um buraco, e outros dez para fechar?”. Pois foi assim com a falsa grávida de Taubaté: a imprensa abriu um buraco para enchê-lo com assistencialismo barato e, no final, tiveram que concretar toda a área para fingir que não tinham feito nada.
Nem precisou de muito para trazer a verdade à tona: logo apareceu alguém para contestar o ultrassom, depois a falsa grávida parou de dar entrevista, o cerco foi fechando e a história acaba com um desmentido, um marido frustrado e uma dona de casa em tratamento psiquiátrico devendo explicações na polícia. Um grande trabalho do jornalismo verdade em cima de uma história que ele mesmo criou, porque o Brasil todo tem que saber da história de uma mulher grávida de quádruplos que, na certa, vai precisar ganhar umas fraldas e uns berços, então chama aí nossos patrocinadores. E não demora até alguém aparecer oferecendo um emprego em rede nacional para a falsa grávida, agora que ela já cabe atrás de um balcão.
O que podemos esperar para esse ano: Suposta grávida de quíntuplos, mãe assume farsa: “são apenas gêmeos; o resto é enchimento na barriga”.
__________________________________________________________________________
Vinício dos Santosé um renomado ninguém. Volta e meia é confundido com outras pessoas, as quais ele só pode pedir desculpas e desejar melhoras. É o idealizador e quem mais posta no Puxa Cachorra!, o que revela muito sobre ele, e ainda mais sobre os outros membros. Escreve também para o Coisas Crônicas e é autor do romanceExplo - pedra e picaretagem.